Login
Para continuar, insira seu login e senha ou faça agora seu cadastro e seja nosso cliente.

VOCÊ ESTA INDICANDO

COMO AS MULHERES AMAM

UMA MARCA COM SABOR DE CONHECIMENTO
Postado por Marcelo Conceição Araújo em 05/12/2013
imgAutor

Normalmente, quando temos um evento em que se comemora um jubileu, traçamos um perfil com elogios, ao mesmo tempo em que salientamos os desafios que o empreendimento tem pela frente. A Editora Ideias e Letras tem uma história inusitada. Ao ter sido detectada uma lacuna nas publicações da Editora Santuário, rapidamente foram tomadas medidas e, em menos de um ano, nascia o Selo Editorial.

 

Uma marca que nasce sob a égide do diálogo com a sociedade plural, por acreditar na multidisciplinaridade e na transversalidade dos saberes. Por isso, na comemoração de seu primeiro decênio, mais que falar de conquistas, talvez seja importante ressaltar aquilo que tem de ser sua característica precípua: estar em processo contínuo de fazer-se, exatamente porque o diálogo é processo.

 

Nossa marca combina um binômio inseparável: a ideia e a letra. Elementos essencialmente antropológicos e, portanto, vinculados ao saber. Para alguns, a ideia corresponde a mera abstração, um elemento irreal sem um nexo concreto com as realidades históricas. No entanto, a própria história demonstra o contrário, quando na sucessão dos fatos e culturas vemos a concretização das ideias. Para nossa marca, ideia corresponde à unidade básica do saber. Por ela compreendemos o mundo, a realidade que nos cerca. Ao mesmo tempo, associando ideias diversas entre si, damos vazão à criatividade e espírito humanos – criamos cultura, realizamos história.  Apreender a realidade e projetar realidades novas é função da ideia, que compõe o conhecimento humano de todos os tempos. A ideia é elemento vital do conhecimento.

 

O segundo termo de nossa logomarca, Letras. A mais antiga notícia sobre a escrita remonta à região da Fenícia, mais precisamente na cidade-estado de Ugarit. O ugarítico, escrita cuneiforme, em sua origem, segundo os historiadores, serviu para registros de contabilidade. Percebe-se que a escrita, desde sua origem, visava registrar conhecimentos, permitindo, de certa forma, uma compreensão comum dos dados. No entanto, com a evolução humana, a escrita adquire duas características fundamentais:

1.Dar visibilidade às ideias, anteriormente transmitidas de forma oral e descrever processos e características das criações humanas.

2.Com isso, os conhecimentos locais adquirem maior perenidade, tornando-se disponíveis para serem apropriados e associados aos conhecimentos de outros povos e culturas, corroborando o desenvolvimento da comunicação e das técnicas que tanto contribuem para o desenvolvimento humano.

 

A associação desses dois princípios fundamentais define a vocação da Editora Ideias e Letras. O conhecimento, a cultura não visam reificar pessoas e povos e submetê-los aos cálculos e determinações do poder ou da força. Desenvolver conhecimento implica compromisso com o ser humano em sua integralidade. Antes de desenvolver e fazer coisas, o conhecimento deve desenvolver pessoas, que são responsáveis pela preservação da vida e da dignidade humana. Ideias e Letras quer estabelecer vínculos, desenvolver diálogos para que todos os conhecimentos humanos, ao estilo das primeiras universidades, associem-se e complementem-se, convergindo para o benefício de toda a sociedade.

 

Nesses dez anos, contemplando nosso catálogo, nossas diversas parcerias e a multiplicidade dos relacionamentos que entretecemos, compreendemos que a Editora Ideias e Letras, mais que ser um mero negócio, quer ser uma vocação. Associando-nos ao empenho e vocação das outras instituições do livro: Editoras, Órgãos Corporativos do Livro, APL e Universidades; queremos contribuir para o desenvolvimento do pensamento brasileiro e para o progresso de nossa sociedade.

 

Agradecemos a todos os que participaram na história desses dez anos de trabalhos. Obrigado pelo trabalho, pelas críticas, pelo incentivo e apoio, que tanto contribuíram e contribuem para nosso desenvolvimento. Esses dez anos sejam para nós o despontar de um futuro, que desejamos promissor. A Editora Ideias e Letras marque a presença da Congregação do Santíssimo Redentor, em São Paulo e no Brasil, e seja no seu específico, a melhor contribuição que queremos dar para o desenvolvimento de nossa nação.

 

Marcelo Conceição Araújo - Diretor Editorial 

separador
enviar
separador
separador